Sabemos que escolher um instrumento musical pode ser fácil para algumas pessoas. Porém, se você tem dúvidas de qual instrumento aprender, este artigo é pra você.
Se você chegou até aqui, já sabemos que você, assim como nós da Só Som, também é apaixonado por música.
Por isso, seja bem-vindo ao mundo da música, e ao nosso blog.
Para quem está começando, uma das primeiras tarefas é escolher qual instrumento aprender. Pode parecer difícil mas ao longo deste artigo vamos ajudá-lo com algumas dicas que auxiliarão você a escolher o instrumento ideal.
Sumário de conteúdo
- Onde surgiu a vontade de querer tocar um instrumento musical?
- Portátil ou não?
- Benefícios de tocar um instrumento musical
- Conheça alguns instrumentos
- Decidiu o instrumento? E agora, qual modelo comprar?
Onde surgiu a vontade de querer tocar um instrumento
Mesmo que você seja o tipo de pessoa que ouve de tudo, sempre existe um gênero ou alguma música que acaba te inspirando mais, não é mesmo?
Por isso, é bom ficar atento se existe algo que te levou a querer tocar um instrumento. Talvez escutar algum cantor ou banda tenha te levado a querer tocar? Qual instrumento te chamou atenção?
Instrumento musical portátil ou não?
Depois de identificar o que te levou ao interesse em tocar um instrumento musical, é hora de pensar quais tipos de instrumento se encaixam no estilo que você tem mais interesse.
De nada adianta você escolher uma sanfona se seu ritmo preferido é o rock, por exemplo.
Além disso, sua escolha precisa ser feita de acordo com seu objetivo, se você pretende ter mais flexibilidade para tocar em uma roda de amigos, por exemplo, uma bateria pode não ser a melhor opção.
Por isso, outra coisa que precisa ser levada em consideração é o porte do instrumento. Se você pretende ir e vir de ensaios e tocar em vários locais, um instrumento mais portátil seria o ideal, como violão, teclado e guitarra, por exemplo.
O mesmo vale para o contrário, se seu interesse é em música erudita um piano pode ser o ideal.
No entanto, essas são algumas dicas para te ajudar na hora de escolher o instrumento ideal.
Benefícios de tocar um instrumento musical
Além de ser um hobby divertido, tocar um instrumento musical traz benefícios cientificamente comprovados.
Estudos mostram que tocar instrumentos musicais ajuda tanto nas capacidades motoras do corpo quanto em vários processos cognitivos do cérebro. Confira abaixo alguns dos pontos positivos que a atividade pode gerar.
1. Melhora a capacidade de memorização
Uma pesquisa publicada na The Telegraph, e várias outras do meio científico, mostraram que tocar um instrumento musical melhora a capacidade de memorização. Segundo ela, ao tocar, os músicos estimulam áreas importantes do cérebro que não são estimuladas por pessoas que não tocam nenhum instrumento, e são regiões responsáveis pela memorização de informações.
2. Torna você mais produtivo
Esse tipo de prática age diretamente na Função Executiva do cérebro. Essa é uma área responsável pela execução de tarefas, tomada de decisões, resolução de problemas e seus relacionados. Pessoas que tocam algum tipo de instrumento musical com frequência e disciplina
conseguem melhorar essas funções e, com isso, se tornam mais produtivas.
3. Aumenta a coordenação motora
Tocar instrumentos musicais, principalmente os que envolvem uma quantidade maior de movimentos em conjunto como bateria, violão e piano, também aumenta a coordenação motora. Inclusive, essa é uma prática muito recomendada para o tratamento de doenças neurológicas e neurodegenerativas. Música também é saúde!
4. Combate o estresse e a ansiedade
Como hobby ou profissão, essa atividade também age diretamente no combate do estresse e ansiedade. Tocar ajuda a diminuir os níveis de cortisol do corpo, que é uma substância que, em grandes quantidades, gera as sensações de ansiedade, nervosismo, raiva e estresse.
5. Melhora a concentração e foco
As regiões da memória que são ativadas quando você toca um instrumento musical também são responsáveis pela concentração e foco. Ou seja, quando você toca consegue melhorar o seu nível de atenção e assim executar tarefas com mais exatidão e qualidade.
Conheça alguns instrumentos
Como falamos, é comum que você goste de inúmeros estilos musicais. Muitas pessoas apreciam o som de vários instrumentos, mas acabam não conhecendo ou até mesmo não sabendo decidir por qual começar.
Como a variedade de instrumentos é gigantesca, decidimos trazer alguns instrumentos para você conhecer.
- Bateria: a bateria nada mais é do que um conjunto de tambores de diversos tamanhos e timbres e de pratos colocados de forma organizada para serem percutidos (tocados) pelo músico, denominado baterista.
A bateria é um instrumento fantástico, pois acaba desenvolvendo uma melhor coordenação, diminui o estresse e desenvolve a memória.
O som da bateria é encontrado em vários estilos musicais, mas no rock ela é inevitável, por isso, se seu estilo musical preferido é o Rock and Roll, a bateria pode ser o seu instrumento.
- Sanfona: Você já deve ter ouvido falar em sanfona, acordeon e gaita. Mas você sabe a diferença entre eles? Na verdade, a diferença está só no nome. que corretamente em português é Acordeão, e a distinção de nome depende da região.
Confira abaixo alguns dos nomes mais dados para o acordeon:
- Gaita para os gaúchos (não confundir com a gaita de boca que corresponde a harmônica);
- Sanfona no Nordeste e interior de São Paulo;
- Acordeon para os demais;
O som da sanfona é inconfundível, encontrado em ritmos como o forró e sertanejo, é um instrumento versátil e bem agradável.
- Violão: O violão é um dos instrumentos de cordas mais versáteis que existe, podendo ser utilizado tanto na música instrumental, quanto em acompanhamentos da voz.
Por ser um instrumento portátil, o violão é o preferido de quem está começando no mundo da música.
Além disso, ele pode ser utilizado nos mais variados estilos musicais, desde o rock e mpb, até o sertanejo e o forró.
O violão é um instrumento muito legal de se aprender, tanto para tocar sozinho como um hobby ou até mesmo juntar os amigos.
Decidiu o instrumento? E agora, qual modelo comprar?
Agora que você já conhece alguns dos instrumentos musicais para iniciantes, chegou a hora de escolher o modelo ideal.
Por isso, separamos algumas dicas que vão ajudar você a escolher o instrumento e o modelo ideal para começar sua jornada. Confira.
- Estilo ou gênero preferido: como comentamos, esse é o primeiro passo. Saber qual ritmo você quer tocar é primordial para realizar a escolha do instrumento.
- Investimento na aquisição do instrumento: outra questão muito importante é quanto dinheiro você está disposto a gastar para adquirir seu instrumento. Se você não quer gastar muito, instrumentos como violão, guitarra, ou canto são boas escolhas. Já se você escolher instrumentos como bateria, piano ou violoncelo, você vai ter que gastar mais para adquiri-los.
- Disponibilidade de tempo e ansiedade para tocar: esse é um dos elementos mais importantes a levar em consideração para escolher qual instrumento musical aprender.
Qual é a sua disponibilidade de tempo para estudar e sua ansiedade para aprender o instrumento? Se você tem pouco tempo para dedicar a esse aprendizado e pressa para começar a tocar músicas, alguns são mais indicados.
A bateria, violão, guitarra e canto, por exemplo, são instrumentos que, já nas primeiras aulas, você consegue ter um resultado significativo e começar a tocar algumas músicas.
Em compensação instrumentos como violino, saxofone, flauta transversal, violoncelo vai levar um tempo maior até você começar a tocar o que quer. Nas primeiras aulas o objetivo será apenas começar a tirar som do instrumento, para só depois começar a aprender as músicas.
Por isso é necessário muito mais paciência e dedicação para estudar e para tocar aquela música que você tanto quer.
E ai, o que achou do nosso artigo sobre como escolher um instrumento musical para aprender? Já decidiu por onde começar?
Aqui na Só Som, temos violões, sanfonas e baterias de várias marcas e modelos. Quer saber mais?
Mas fale pra gente, qual instrumento você escolheu para aprender? Conte pra gente nos comentários.