Interface de áudio: entenda o que é e para que serve

Interface de áudio: entenda o que é e para que serve

A interface de áudio, também chamada de Placa de Som externa, é uma peça de hardware que tem o objetivo primário de converter sistemas AD e DA. Isto é: ela transforma o sinal analógico (“A”) de um microfone ou instrumento em sinal digital (“D”, portanto “Analógico para digital” ou “AD”). 

Ela também transforma o sinal digital que sai do computador em sinal analógico (“DA”).

Se você quer saber como ela funciona e ficar por dentro de dicas sobre os melhores modelos, este artigo é pra você.

O que é uma interface de áudio?

Um interface de áudio é um dispositivo que funciona como uma placa de som externa. Faz a gestão do áudio de entrada e de saída do computador, com alta qualidade e baixa latência, usando entradas dedicadas para instrumentos e microfones. Cada uma dessas entradas tem um sinal digital de saída correspondente.

Como usar uma interface de áudio?

É muito fácil usar uma interface de áudio. Basta apenas ligar a interfaceo ao computador por USB, os instrumentos às respectivas entradas e monitorar o som pelas colunas ou por headphones. 

A grande vantagem é que, por gerarem canais de saída independentes, podem atribuir ao programa de edição áudio (ou DAW – Digital Audio Workstation) uma faixa de gravação a cada um destes canais.

Você pode, por exemplo, ligar uma guitarra no canal 1 e um microfone no canal 2. O sinal do 1 pode ser atribuído à faixa 1 e o 2 à faixa 2 no DAW. Desta forma, rerão um sinal mono de alta qualidade isolado em cada uma das faixas.

O interface áudio USB serve também para enviar som para plataformas de lives com maior qualidade do que se usarem a placa de áudio do PC, resultando muito bem para narrar jogos na Twitch, fazer entrevistas pela internet ou para shows com poucos instrumentos em lives nas redes sociais.

Por que ter e utilizar uma interface de áudio?

As vantagens são as mais diversas, no entanto, trouxemos os 6 principai benefícios de ter e utilizar uma interface de áudio em seu dia a dia. Confira!

  1. A interface de áudio otimiza o trabalho da CPU do computador;
  2. Ajuda fornecendo Phantom Power para os microfones que precisam;
  3. Otimiza o sinal de áudio, atuando como um pré-amplificador;
  4. Oferece conectores para entradas de microfones e outros insdtrumentos;
  5. Oferece saídas para monitores de áudio e headphones;
  6. Diminui a latência, ou seja, tempo de intervalo entre a emissão de um sinal e sua gravação.

A placa-mãe do computador gerencia uma série de informações ao mesmo tempo. Quando a interface de áudio converte AD ou DA, ela libera a placa-mãe dessa tarefa e otimiza seu funcionamento, o que acaba reduzindo significativamente os engasgos nas gravações e os travamentos na máquina.

Além disso, a placa de som permite gravações mais precisas. Elas suportam melhores taxas de amostragem para som analógico.

A maioria das DAWs usa um tipo de driver chamado ASIO (Audio Stream Input/Output) para o controle dos seus sistemas. Ele controla os dispositivos de gravação de áudio. Acontece que o ASIO só funciona em conjunto com interfaces de áudio.

No caso dos computadores, os drivers de áudio nativos, como MME e Direct X, não foram desenvolvidos para produção musical. Portanto, mesmo que sua DAW reconheça o driver de áudio, haverá muita latência. Ou seja: você enfrentará demora na reprodução do som em trabalhos de gravação e edição.

Portanto, a utilização com o driver para o qual foi projetada, proporciona fidelidade e qualidade da gravação ao executar uma DAW. Qualquer que seja o seu sistema operacional, o ASIO garante melhor processamento de áudio e baixa latência de gravação.

Não sou profissional, ainda sim preciso de uma interface de áudio?

Qual amante de música nunca sonhou em ter a possibilidade de fazer suas próprias gravações e produzir suas próprias músicas no conforto do lar e com uma qualidade profissional? 

Felizmente, esse é um avanço que a tecnologia nos proporcionou e do qual muitos já usufruem.

Atualmente, em qualquer DAW (sigla em inglês para Digital Audio Workstation) você é capaz de trabalhar, virtualmente, com uma quantidade infinita de canais e efeitos. E, ainda, sem gastar uma fortuna e usando o seu próprio computador. 

Existem DAW’s pagas ou gratuitas, simples ou mais elaboradas. Por exemplo, com programas como Ableton Live, Apple Logic, FL Studio, Pro Tools, Reaper ou Audacity.

Contudo, apesar dos home studios serem cada vez comuns e acessíveis, os sistemas operacionais como Windows ou Mac não foram projetados para produzir música. Isso significa que é essencial que as placas-mães não fiquem sobrecarregadas e que as portas de entradas mais comuns sejam utilizadas da maneira correta.

É nesse momento em que a interface de áudio entra em ação. Ela toma para si, o peso de gerenciar o áudio, tornando possível as gravações caseiras com qualidade profissional.

Viu só, uma interface de áudio pode solucionar uma infinidade de problemas e trazer diversar oportunidades de melhoria em suas gravações, sejam músicas, podcasts ou outro formato, contar com uma interface de áudio é extremamente vantajoso.

É um equipamento simples e com um potencial incrível, porque transforma o sinal de áudio dos instrumentos em sinal digital.

Aqui na Só Som você encontra a Interface de Áudio AIR 192. Com a AIR 192 6, você pode criar gravações de qualidade de estúdio (24 bits 192kHz) com uma interface de áudio intuitiva e fácil de usar.

A AIR 192 6 permite gravar até 2 canais simultâneos com suas entradas combo balanceadas XLR + 1/4 e entradas de instrumento 1/4 totalmente novas que possuem um estágio de ganho e impedância especialmente projetado para fornecer a mais precisa representação de uma guitarra ou baixo conectado diretamente à interface. 

As conexões MIDI In e Out de 5 pinos estão incluídas para conectar sintetizadores, sequenciadores e outros equipamentos MIDI externos.

Caso tenha restado alguma dúvida, entre em contato com nossos vendedores, eles ajudarão você a escolher o instrumento ideal.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.