A música é um mundo complexo, cheio de elementos, ritmos, estilos e particularidades. Por isso, a tarefa de eleger uma só pessoa que seja melhor do que todas as outras em qualquer quesito é muito difícil, já que pessoas podem por exemplo tocar o mesmo instrumento mas usar diferentes técnicas, estilos e tocar múltiplos ritmos. Ainda assim, sempre existem aqueles que se destacam independente do gênero musical que escolheram e inspiram todos a seguirem seus passos. Vamos conhecer algumas dessas inspirações?
Você sabia que a Guitarra nasceu como um violão elétrico? O principal objetivo dessa adaptação no instrumento era ampliar o volume do som acústico. No entanto, o instrumento foi sofrendo adaptações e mudanças que transformaram o som que era obtido e com isso nasceram as guitarras, que logo se popularizaram e viraram o carro chefe de vários estilos.
1.Chuck Berry
Para abrir a lista, ninguém menos que o pai do rock and roll: Chuck Berry. Ele era tão bom na guitarra que mudou o som do R&B e se tornou um dos primeiros nomes do novíssimo rock. Um de seus solos mais famosos é o da música Johnny B Goode.
2. Erick Johnson
Erick Johnson nasceu no ano de 1954 e, até hoje, encanta seu público, especialmente por suas melodias, mas, principalmente, pela sonoridade clean e extremamente límpida que ele emite com sua guitarra, quase sempre, uma stratocaster.
Para tanto, ele explora muito uma técnica própria em que executa saltos de cordas muito semelhantes a um “roll”. Essa característica proporcionou a Erick Johnson um estilo muito específico, que lhe rendeu estar na lista dos melhores guitarristas do mundo.
3. Kiko Loureiro
O Brasil exportou diversos músicos que figuraram nas listas de melhores do mundo. No universo das guitarras isso não poderia ser diferente. Kiko Loureiro ganhou fama internacional ao participar da banda de power metal, chamada Angra, com um estilo é bem característico e está mais voltado para o thrash metal.
Depois de sair da banda, ele lançou vários álbuns solo que vale muito a pena conhecer, como: No Gravity, Universo Inverso, Fullblast, Sounds Of, Open Source e Distopya.
4. Nita Strauss
Nita Strauss é uma jovem americana que começou a tocar com 15 anos e, atualmente, aos 33, é consagrada como uma das melhores guitarristas de todo o mundo. Ainda, é uma grande musicista que representa a força da mulher no universo do Heavy Metal.
Logo no início dos seus estudos, ela foi surpreendida com uma música do Megadeth chamada Trust e, desde então, passou a se dedicar ao instrumento e se especializar nesse estilo musical até se tornar uma referência mundial.
5. Keith Richards
Keith Richards é o atual guitarrista da banda The Rolling Stones e também figura na lista dos maiores neste instrumento. Inclusive, ele já foi eleito o 4° melhor do mundo, tudo isso, graças ao seu estilo bem característico de solos e acompanhamentos muito conhecidos nas músicas da banda da qual faz parte.
Um grande diferencial pouco explorado desse grande guitarrista é sua habilidade de composição. A maioria das músicas que o vocalista do The Rolling Stones, Mick Jagger, compôs foi em parceria com Richards, entre elas, uma das mais famosas do grupo: Satisfaction.
6. Jimi Hendrix
Jimi Hendrix, nome artístico escolhido por James Marshall, foi um guitarrista norte-americano que viveu entre as décadas de 40 e 70. Ele é considerado, por muitos, o melhor músico que já existiu em todo o mundo.
Além de guitarrista, Hendrix também cantava e tinha uma grande habilidade nessa área. Ainda, é muito reverenciado por pessoas que gostam do estilo de música que surgiu nessa mesma época, chamado de Blues.
Um detalhe interessante que chama a atenção em Jimi Hendrix é o fato dele ser canhoto e tocar com guitarras stratocaster de modo invertido.
7. Eric Clapton
Apesar de ser mais comumente associada aos solos pesados do rock, a guitarra também pode fazer sucesso com uma sonoridade mais leve e melodia — é o que prova Eric Clapton, eleito pela revista Rolling Stone como o segundo maior guitarrista de todos os tempos.
8. Les Paul
Ter um modelo de guitarra com seu nome é suficiente para ser considerado um dos melhores do mundo? Esse requisito o estadunidense Les Paul cumpriu com sucesso.
Ele foi um dos pioneiros no uso da guitarra elétrica, e ficou famoso se apresentando ao lado da esposa Mary Ford, outro fenômeno da música e também uma excelente guitarrista.
9. Slash
Muito mais que o guitarrista do Guns N’ Roses, Slash é o dono de um dos solos de guitarra mais tocados do mundo. Que guitarrista iniciante nunca sonhou em aprender a tocar Sweet Child O’ Mine?
10. Eddie Van Halen
A família Van Halen é um fenômeno musical. Não é atoa que os irmãos Alex e Eddie formaram a banda Van Halen e se mantiveram na ativa como um dos maiores grupos do heavy metal por quase 50 anos.
Eddie Van Halen ficou conhecido por popularizar o tapping, uma técnica pouco usada antes dele.
- Introdução
- Conheça os maiores guitarristas
- Em quais Características se inspirar
- Como se tornar um herói da guitarra
Em quais características se inspira?
Existem alguns detalhes que a maioria dos músicos que citamos têm em comum. O primeiro é a persistência. Ninguém é capaz de chegar ao nível de Chuck Berry ou Jimi Hendrix sem tentar e repetir incansáveis vezes algumas técnicas e exercícios.
Nesse sentido, a prática incessante é o que determinará a qualidade de um músico. Outro ponto que merece destaque é a disciplina e claro, a coragem de se arriscar a incorporar seus próprios estilos ao som que estão produzindo! Afinal, ser único é grande motivo de inspiração.
Como se tornar um herói da guitarra?
A pergunta que fica no ar é, como alcançar esse nível musical e, quem sabe, ser o próximo músico considerado como um dos melhores do mundo. Para te ajudar nesta jornada, separamos algumas dicas:
- estude incessantemente até chegar a um nível desejado;
- tenha paciência e saiba que você vai errar muito no desenvolvimento;
- conte com a ajuda de professores para auxiliar no aprimoramento de sua técnica;
- tenha instrumentos de qualidade.
Seguindo essas dicas, será possível se desenvolver na guitarra e alcançar altíssimos níveis de qualidade. Mesmo que você não queira ser um profissional da área ou conhecido no mundo inteiro, ainda poderá chegar a um patamar suficiente para executar as suas canções e solos favoritos.
Como vimos, a principal diferença entre os maiores guitarristas e um músico que ainda está iniciando ou é um intermediário é, justamente, o tempo de estudo e experiência. Portanto, se você deseja melhorar suas habilidades neste instrumento, não perca mais tempo e dedique-se ao máximo!
Continue acompanhando nossas redes sociais e nosso blog e fique por dentro das melhores dicas para alavancar seu aprendizado!