Tipos de microfone: conheça os principais e suas características

Tipos de microfone conheça os principais e suas características

Sabemos que existem inúmeros modelos de microfones no mercado e se você já parou para escolher algum, provavelmente percebeu que não é uma tarefa fácil se decidir por algum. 

Entretanto, se souber quais os principais tipos de microfones e seus modos de captação, a compra ficará mais simples. 

Apesar de existir microfones mais adequados para determinadas atividades, não quer dizer que seja errado utilizá-los para outras finalidades, no entanto, seguir as orientações de utilização faz com que seja extraído o máximo do microfone.

Tendo isso em mente, é importante que se saiba quais são os tipos de microfones e seus diferentes modos de captação. 

Continue a leitura e entenda mais sobre os modelos e modos de captação.

Quais são os tipos de microfone e seus modos de captação?

Os principais (mais comuns) tipos de microfones que encontramos no mercado são:

  • Dinâmico
  • Condensadores
  • Omnidirectional
  • Bidirecionias
  • Ribbon
  • Microfones dinâmicos

Os microfones dinâmicos (Dynamic Microphones) são um dos tipos mais comuns, duráveis e baratos. Eles conseguem entregar um som muito bom dependendo da fonte de gravação.

Através de uma bobina de indução móvel suspensa dentro de um campo magnético de um ímã, os microfones dinâmicos (Dynamic Microphones) funcionam como se fossem um alto-falante (driver) de um fone de ouvido, mas ao contrário. Este tipo de microfone costuma responder bem a transientes e conseguem lidar com mais facilidade com altos níveis de SPL (pressão sonora). Isso torna os dinâmicos ideais para bateria e guitarra.

Exemplo de microfones dinâmicos (Dynamic Microphones):

  • Electrovoice RE20
  • Sennheiser MD421
  • Shure SM7B
  •  Microfones condensadores de diafragma grande

Os microfones dinâmicos (Dynamic Microphones) são um dos primeiros tipos que vem à mente das pessoas ao pensar em gravações de estúdio. 

Eles possuem uma estrutura robusta, elegante e é comum vê-los em boa parte das gravações profissionais feitas em estúdios.

Através da utilização de um capacitor (condensador ou condenser), os microfones condensadores de diafragma grande (Large Diaphram Condensor) convertem as vibrações produzidas pelos instrumentos musicais e vozes em corrente elétrica. 

Entretanto, para um microfone deste tipo, que utiliza uma conexão XPR, é necessário uma interface de áudio (phantom power) de 48V para converter o sinal analógico (ondas sonoras) em elétrico através do ADC e amplifica-lo, antes de transmitir para o computador.

Os microfones condensadores de diafragma grande são consideravelmente mais sensíveis que os microfones dinâmicos ou de fita (Ribbon Microphones). Devido à alta sensibilidade, este tipo de microfone é ideal para vozes, pois eles ajudam a criar um som “cheio”, dinâmico.

Embora os microfones condensadores de diafragma grande, também conhecidos como LDC (Large Diaphram Condensor), sejam indicados para vozes, é possível utilizá-los em diversas situações. Geralmente, este tipo de microfone oferece vários modos de captação, permitindo que se adaptem a diferentes cenários de gravação.

  • Microfones condensadores de diafragma pequeno (Small Diaphram Condensor Microphones)

Os Microfones condensadores de diafragma pequeno (Small Diaphram Condensor Microphones) são uma versão miniaturizada dos condensadores de diafragma grande (LDCs). 

Chamados também de “pencil condensers”, eles são muito bons para realizar captação de sons estéreo realistas, além de gravar bem o som de instrumentos acústicos. Este tipo de microfone é comumente visto em gravações de música clássica.

Utilizando um diafragma pequeno para as captações, os Microfones condensadores de diafragma pequeno, também chamados de SDCs (Small Diaphram Condensor), tem boa resposta a transientes, agudos estendidos e captação de sons consistente.

  • Microfones Omnidirecionais

Ele é usado com certo pé atrás por profissionais de áudio, mas pode trazer bons resultados mesmo em um home studio. 

O modelo capta de maneira uniforme todos os sons emitidos em seu redor. Resistente, o microfone omnidirecional apresenta um som bem natural e suporte a pressões sonoras mais altas (SPL, Sound pressure level), mas demanda certo cuidado em sua aplicação. 

É o tipo de microfone mais simples para projetar e serve como referência para a construção de cápsulas com outros padrões de captação. Nesse artigo vamos explicar como usar esse tradicional modelo de forma adequada.

  • Microfones Bidirecionais

Um microfone bidirecional é um microfone projetado para captação de áudio igualmente na partir da frente e de trás do microfone. 

Normalmente, microfones direcionais são usados para gravação de entrevistas de rádio e podcasting. Você provavelmente não vai encontrar muito uso para um microfone bidirecional em um set de filmagem, mas eles às vezes pode ser usado como um microfone de backup para a conversa quando colocado sobre a mesa.

Diferença entre microfones dinâmicos e condensadores

A diferença entre um microfone dinâmico e um de condensador está exatamente na forma como captam essa onda sonora:  os microfones dinâmicos usam uma bobina de fio metálico suspensa num campo magnético; os microfones de condensador usam a vibração de um diafragma como um dispositivo condensador.

Os microfones dinâmicos são muito versáteis e resistentes, mas são menos sensíveis que os de condensador. Um dinâmico é ideal para um vocalista rock, por exemplo, mas um cantor de baladas jazz, por usar outro tipo de expressão mais subtil, deverá ficar mais bem servido com um de condensador.

Além disso, os microfones de condensador, por serem tão sensíveis, captam muito mais ruídos, pelo que devem ser usados em ambientes acústicos controlado: os estúdios de rádio usam condensadores, e os vocalistas de rock irão gravar em estúdio também com um, retirando o máximo da qualidade de captação. Fora deste ambiente, são usados em situações de captação muito específicas, como concertos acústicos.

Os dinâmicos acabam por ser usados em todas as situações que implicam mobilidade do utilizador do microfone, seja um cantor num concerto, um palestrante, ou em que a pressão da onda sonora é muito elevada, como na captação de amplificadores com distorção.

Além disso, os microfones de condensador necessitam de phantom power – uma tensão de alimentação contínua de 48 volts – que cria o campo elétrico no condensador, enquanto que a bobina dos dinâmicos não precisa dessa alimentação. E é neste processo que se encontra a diferença entre os dois.

Melhores modelos para gravação de vocais

Escolher o XS WIRLESS 1 é confiar em uma transmissão sem fio sólida com até 10 canais compatíveis em uma banda UHF estável. O XS WIRELESS 1 VOCAL é um sistema sem fio tudo em um fácil de usar para cantores e apresentadores, excelente para som ao vivo, com as renomadas cápsulas de microfones evolution da Sennheiser e E835 (superior dinâmico, cardióide). O conjunto inclui um receptor estacionário intuitivo para instalação rápida e manipulação sem complicações, bem como um microfone vocal e suporte para microfone.

Os microfones da série SF utilizam a tecnologia de controle sintetizada PLL (phase locked loop), e sistema de modulação digital garantindo excelente estabilidade ao sistema de transmissão e recepção de radiofrequência.

Os circuitos dos transmissores são projetados para oferecer alta eficiência e baixo consumo, proporcionando elevada autonomia ao conjunto de baterias.

Esta nova série consegue aliar a liberdade do sistema de comunicação sem fio com a suprema qualidade dos produtos da marca Staner. 

Seja para podcast, vídeos, live streaming ou gravação, tudo poderá ser feito de forma rápida e profissional com o microfone Ultra HD, multi modo USB AKG Lyra. Há mais de 70 anos, as melhores gravações e performances do mundo são captadas pelos microfones AKG – e agora, é a sua vez. 

Para utilizar, basta conectar o Lyra ao seu PC, Mac, celular ou tablet. Requisitos do sistema: Windows 8 ou superior, Mac OS 10.7 ou superior, Android 9 ou superior, iOS 10 ou superior. 

O suporte a iOS pode exigir o kit de conexão de câmera da Apple, o suporte do Android pode exigir o cabo adaptador OTG, disponível separadamente. O desempenho máximo de 24 bits/192 kHz depende do dispositivo utilizado e da capacidade do software.
O que achou dos modelos de microfone? Tem dúvidas sobre qual modelo ideal para você? Fale com nossos especialistas diretamente pelo whatsapp

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.