Para pessoas que não são músicas, o ato de ouvir música é prazeroso e não parece ser algo tão complexo de se criar, no entanto, para os músicos, cada etapa da construção de música é pensada de forma detalhada e com várias técnicas que nem imaginamos.
Neste artigo falaremos um pouco sobre a Síncope musical e o que ela é. Confira!
O que é Síncope Musical?
Trata-se de um termo rítmico referente à questão de acento métrico. Prolongar de um tempo fraco ou de uma parte fraca do tempo sobre o tempo forte ou parte forte do tempo.
Na reflexão de acento métrico constituiu-se que dentro de um compasso há pontos diferentes de acentuação, que não necessariamente ocorrem por intensidade, mas que podem ocorrer por exemplo por textura – acréscimo de um instrumento, troca de acordes.
Entenda um pouco mais sobre a síncope na música
Um compasso binário, por exemplo, possui acento métrico forte no primeiro tempo, e fraco no segundo tempo.
Um compasso ternário possui acento métrico forte no primeiro tempo, e fraco no segundo e terceiro tempo.
Um compasso quaternário possui acento métrico forte no primeiro tempo, meio forte no terceiro tempo, e fraco no segundo e quarto tempos.
Assim o simples prolongar de uma nota que parta de um desses tempos fracos e que “escondem” um tempo forte, gera a sensação rítmica que conhecemos como síncope.
É comum ouvirmos por aí como linguagem popular: “esta música é muito sincopada”. Trata-se dessa sensação “pendurada”, onde o ritmo esconde acentos métricos considerados fortes, partindo de tempos considerados fracos.
Um erro comum é associar a síncope com uma única figura. Não há uma única figura que represente síncopa, há um conceito.
Há para a síncope a presença marcante da subdivisão. Por exemplo: Duas partes que dividem um pulso de maneira igual, que conhecemos como primeira subdivisão, possuem acento métrico forte para a que é coincidente ao tempo, e fraco para a que não é coincidente.
Se são quatro partes, a segunda subdivisão de um tempo, que o divide de maneira igual, será em acento: forte, fraco, meio forte e fraco.
Essa relação de acento métrico ocorre em todas as métricas, com todas as unidades de tempo e subdivisões não bastaria para a publicação! Inserir exemplos de figura, por exemplo, priorizei o conceito!
Síncope regular e irregular
Quando uma nota é executada em tempo fraco ou parte fraca do tempo e for prolongada ao tempo forte ou parte forte do tempo seguinte, teremos o que chamamos de síncope.
Exemplo 1: figura – Notas em tempo fraco prolongadas ao tempo fraco seguinte.
Exemplo 2: figura – Notas em parte fraca do tempo prolongadas a parte forte do tempo seguinte.
A síncope produz um efeito de deslocamento das acentuações naturais e pode ser regular ou irregular.
Síncope Regular
A síncope é regular quando as notas que a formam têm a mesma duração.
Síncope Irregular
A síncope é irregular quando as notas que a compõem não têm a mesma duração.
Como você pode notar, uma música é composta por muitas outras coisas além da harmonia e melodia, por exemplo!
Esperamos que tenha gostado do nosso conteúdo. Siga a gente nas redes sociais Facebook, Instagram, além do nosso Youtube!