As 6 melhores bandas de rock nacionais que você precisa conhecer

Introdução

Se você curte um bom e velho Rock and Roll como a gente, saiba que não é só na gringa que o som rola a todo vapor. No Brasil, bandas de todas as épocas fizeram e fazem história em um dos estilos mais queridos no mundo todo. 

Quando falamos da história do Rock, é comum pensar em bandas internacionais, em 1950, o boom do estilo no mundo todo aconteceu com o fenômeno Elvis Presley. 

Contudo, apenas em 1980 é que o Rock nacional começou a aparecer com nomes que tocam até hoje nas caixas de som e aplicativos de música pelo Brasil todo. 

Nós da Só Som fizemos uma lista com as melhores bandas de Rock nacional pra você curtir. Confira agora mesmo.

  1. Mutantes
  2. Barão Vermelho
  3. Paralamas do Sucesso
  4. Legião Urbana
  5. Skank
  6. Titãs

1. Mutantes

Considerada uma das bandas mais importantes do Rock nacional, os Mutantes surgiram em 1968 junto com seu primeiro álbum. Fundado em São Paulo por Rita Lee e pelos irmãos Sérgio Dias e Arnaldo Dias Baptista, a banda combinava guitarras elétricas e o sotaque estrangeiro que faziam a cabeça dos jovens da época. 

O nome “Os Mutantes” foi uma sugestão de Rita Lee, que disse ter sido inspirada por um livro que estava lendo na época.

A banda esteve em atividade entre os anos de 1966 até 1978, tendo lançado ao todo 9 álbuns, porém dois deles, O A e o Z e Tecnicolor sendo lançados apenas nos anos 90.

Em 2006 a banda retornou as atividades mas com uma nova formação, os irmãos Arnaldo e Sérgio Dias se juntaram a Zélia Duncan para um show em Londres, dando abertura para uma nova temporada nos Estados Unidos. Em setembro de 2007, com a saída de Zélia Duncan e Arnaldo Dias, a banda se desfez e uma nova formação surgiu com a chegada de Bia Mendes no vocal.

Entre os maiores sucessos da banda estão, Ando meio desligado, Top Top, Jardim Elétrico e Não vá se perder por aí.

2. Barão Vermelho

O Barão Vermelho foi um marco na história do rock nacional. Fundada no Rio de Janeiro na década de 80, a banda é conhecida até hoje por ter como um de seus integrantes, um dos maiores cantores da nossa história, Cazuza.

Poucos sabem, mas a formação inicial do Barão Vermelho era composta por Guto Goffi na bateria, Maurício Barros no teclado Dé (André Palmeira Cunha) no baixo, Frejat na guitarra e Léo Jaime no vocal, no entanto, a voz de Léo foi considerada suave demais para o estilo rock’n roll do Barão Vermelho. Léo, que já fazia parte de outras bandas, acabou indicando seu amigo Agenor de Miranda Araújo Neto, ou mundialmente conhecido, Cazuza, formando assim, o Barão Vermelho.

Barão Vermelho tem uma lista enorme de sucessos que tocam desde os anos 80 até hoje, entre os mais conhecidos estão Por você (lançada em 1998 e regravada em 2002 por Frejat), Bete Balanço (Lançado em 1984 como trilha sonora do filme do mesmo nome, se tornando um dos maiores hits da banda) e Puro Êxtase (Lançada em 1998, junto com o álbum de mesmo nome, trouxe uma pegada mais eletrônica, diferente do que a banda já havia produzido).

3. Paralamas do Sucesso

Assim como as bandas acima, os Paralamas do Sucesso iniciaram suas atividades nos anos 80. Formada por Bi Ribeiro (baixo), João Barone (bateria) e Herbert Vianna (Vocal e Guitarra), a banda emplacou grandes sucessos que possibilitaram participações no mundialmente famoso Rock in Rio.

O primeiro álbum lançado tinha uma pegada mais humorística, denominado Cinema Mudo, o disco trazia canções escritas antes de se profissionalizar, mesmo com a desaprovação da banda, o lançamento abriu portas para que novos álbuns mais sérios fossem lançados, tais como o Passo do Lui (1984), Selvagem (1986) e Bora Bora (1988).

Entre os maiores sucessos da banda se encontram Saber Amar, La Bella Luna, Lanterna dos Afogados, Alagados e Óculos.

4. Legião Urbana

A banda teve um tempo de carreira considerado curto, foram apenas 12 anos de estrada, porém o legado do Legião Urbana se perpetua até hoje. Quem nunca ouviu Faroeste Caboclo ou Eduardo e Mônica em uma roda de violão?

Criada em Brasília no ano de 1982 por Renato Russo e Marcelo Bonfá, o grupo também contou com nomes como Dado Villa-Lobos e Renato Rocha em sua formação mais conhecida.

O grupo encerrou suas atividades 11 dias após a morte de Renato Russo em 11 de outubro de 1996, deixando uma discografia de oito álbuns de estúdio, três compilações e cinco álbuns ao vivo.

Todas as músicas do Legião são extremamente pensadas, o que levou Renato (Vocalista e compositor da banda) a ser considerado um dos maiores ícones da música brasileira. Entre os maiores sucessos estão Eduardo e Mônica, que de tão incrível virou filme, índios, Será, Tempo Perdido e Que País é este.

5. Skank

A banda mineira Skank também faz parte da nossa lista. O grupo formado nos anos 90 em Belo Horizonte é uma das queridas também por todo o público que gosta de rock. 

O Skank começou com Samuel Rosa e Henrique Portugal em 1983. Inicialmente a banda chamada Pouso Alto do Reggae, tinha como estilo, como o próprio nome diz, o reggae music. O nome Skank foi pensado horas antes de seu primeiro show em São Paulo, o motivo? Uma das músicas de Bob Marley, “Easy Skanking”. 

Em seu primeiro álbum, Skank, lançado em 1992 ainda de forma independente, chamou a atenção da gravadora Sony Music que, junto ao Skank, inaugurou no Brasil o selo Chaos e relançou o álbum em abril de 1993.

A banda foi e continua sendo sucesso nacional, com hits que embalaram até novelas, o Skank tem grandes sucessos, entre os mais conhecidos podemos citar Dois Rios (2003), Resposta (lançada em 1998), É uma partida de futebol (um clássico amado por todos os fãs de futebol, a trilha foi escolhida pela Fifa para integrar o álbum oficial da Copa do Mundo de 1998) e Vamos fugir (regravação de 2004 de uma música de Gilberto Gil, criada para um comercial de sandálias da marca Rider.

6. Titãs

Formada também em 1982, os Titãs surgiram em São Paulo com um som originalmente voltado para o pop-rock alternativo, transitando ao longo da carreira por gêneros como new wave, punk rock, grunge, mpb e eletrônica.

A banda, em sua formação inicial, contava com um número grande de integrantes, eram 9 ao todo, sendo 6 vocais (Arnaldo Antunes, Branco Mello e Ciro Pessoa que cantavam e faziam vocais de apoio e Sérgio Britto, Nando Reis e Paulo Miklos, que cantavam e se revezavam entre os teclados e o baixo. 

O nome Titãs surgiu por conta do local do ensaio da banda. O pai de um dos integrantes tinha em seu acervo livros como Titãs da Ciência, Titãs do Esporte, entre outros, o que acabou inspirando os integrantes.

Os Titãs lançaram músicas icônicas durante os anos, aumentando e muito a qualidade do rock brasileiro. Entre as principais músicas da banda estão Sonífera Ilha, Homem Primata (uma crítica ao ser humano, onde se questiona sua evolução) e Epitáfio (uma das canções mais emblemática dos Titãs, ela questiona sobre se viver a vida no limite e a importância dos detalhes e das pequenas coisas).

O Rock brasileiro é repleto de ótimas bandas, aqui citamos apenas 6, mas existem centenas de outras que poderíamos ficar o dia todo falando e relembrando os maiores sucessos. 

Quais dessas bandas você mais gosta? Tem alguma outra preferida? Conte pra gente nos comentários.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.