Confira os 10 principais instrumentos de sopro

Confira os 10 principais instrumentos de sopro

Os instrumentos de sopro têm esse nome justamente porque pra tocar, além de usar as mãos, você precisa soprar neles com a boca. 

Além de ser um instrumento com um som lindo, eles ajudam a melhorar sua coordenação motora! Quer saber um pouco mais sobre eles? Vem com a gente que te contamos!

O que são instrumentos de sopro?

Os instrumentos de sopro surgiram quando os homens primitivos sopraram ossos e bambus e descobriram que podiam emitir sons similares ao cantar dos pássaros. 

Em geral, são formados por um tubo, sendo o som produzido pela passagem de ar em seu interior. Quanto maior e mais largo é o tubo, mais grave é o som que produz. Pertencem a esta família as madeiras, instrumentos originalmente construídos em madeira, e os metais.

Como funcionam os instrumentos de sopro?

A maioria dos instrumentos de sopro possuem buracos ou chaves que, ao serem tapados ou apertados pelos dedos do instrumentista, modificam o espaço por onde o ar passa, produzindo diferentes notas musicais. 

Os instrumentos de sopro podem ser divididos em duas categorias: os de madeiras e os de metais. No entanto, é a forma de produção do som que determina sua classificação e não o material construtivo do instrumento.

Instrumentos de Sopro de Madeira

Fazem parte desta categoria todos os instrumentos de sopro cujo som é produzido pela vibração direta dos lábios do executante sobre um bocal, como nas diversas flautas, ou sobre uma palheta simples ou dupla, como na clarineta e no oboé. 

Inicialmente todos os instrumentos desta família eram construídos de madeira, mas com o passar do tempo, eles foram  sendo construídos em outros materiais, como o metal e o plástico. Mesmo assim, não deixaram de integrar a família das madeiras.  

Atualmente, também está incluído nesta família o saxofone, instrumento construído em metal desde a sua invenção, mas que tem palheta confeccionada em madeira.

Instrumentos de Sopro de Metal 

Integram esta categoria os instrumentos de sopro que produzem o som pela vibração direta dos lábios do executante sobre um bocal de metal. 

Todos são construídos em metal ou compostos por ligas metálicas e possuem uma sonoridade muito potente. 

Os mais importantes representantes deste grupo são a trompa, o trompete, o trombone e a tuba. Todos eles fazem parte da orquestra e também de bandas militares.

Os antigos instrumentos deste grupo possuíam um tubo liso. Ao longo do tempo foram adicionados orifícios, chaves e tubos adicionais chamados de roscas e pistões.

Qual estilo musical mais se usa o instrumento de sopro?

Os instrumentos de sopro possuem uma gama diversificada quando pensamos em estilos musicais.

Por serem instrumentos versáteis, conseguem se encaixar perfeitamente em quase todos os estilos musicais. 

A flauta, por exemplo, é caracterizada como o instrumento mais versátil entre todos os de sopro, uma vez que pode ser executada tanto em um roda de samba como em um show de rock pregressivo. 

Já o fagote, por apresentar um som mais grave do que os demais instrumentos de sopro, é um dos mais difíceis de serem tocados, tanto que sua execução geralmente é mais comum em apresentações de orquestras. 

O trompete é outro instrumento que também se destaca pelo seu caráter eclético, visto que está presente tanto em festas folclóricas como o frevo, como em apresentações de jazz. 

Ele foi criado para que os pastores de tempos remotos conduzissem seus rebanhos e também para afugentar animais selvagens. 

Principais músicos que tocam instrumentos de sopro

Se você acha que no mundo da música somente astros do Rock são reconhecidos, você está muito enganado. Existem músicos que são exímios musicistas em instrumentos de sopro. Confira alguns dos mais famosos e o qual instrumento de sopro eles tocam:

Kenny G

Kenneth Bruce Gorelick, ou simplesmente Kenny G, é um dos mais famosos saxofonistas do mundo. 

Seu envolvimento com música começou bem cedo, e sua primeira apresentação ao vivo como profissional aconteceu logo nos anos 70.

Seu primeiro álbum de sucesso, Duotones (1986),atingiu o top 100 nos Estados Unidos, e mostrou as suas armas: um som instrumental com fortes pitadas de Rhythm and blues moderno,melodias românticas e sempre uma ou outra faixa com vocalistas convidados de peso.

Altamiro Carrilho

Altamiro Aquino Carrilho, foi um compositor e flautista brasileiro nascido em 1924 no Rio de Janeiro.

Altamiro gravou mais de cem discos, compôs cerca de duzentas canções, tendo se apresentado em mais de quarenta países difundindo o Choro brasileiro.

É o flautista com maior número de gravações registradas na história do disco no Brasil, além de ser considerado por críticos e especialistas da área, como um dos maiores flautistas da história do instrumento.

Era considerado pelo flautista francês Jean Pierre Rampal como o melhor flautista do mundo.

Wynton Marsalis

Wynton Larson Marsalis é um trompetista e compositor estadunidense. Nascido em Nova Orleans em 1951, é conhecido pela sua sisudez e seriedade ao tratar a música, é um músico polêmico. 

Diretor do Jazz at Lincoln Center em Nova Iorque, é considerado por muitos apreciadores do Jazz como um “embaixador da música americana” pelo seu profundo respeito e divulgação das tradições musicais.

Começou na música muito cedo, tendo manifestado profundo interesse pelo jazz e pela música erudita. É considerado um dos maiores “virtuoses” do trompete atualmente. 

A lista de músicos com os quais já colaborou inclui Dizzy Gillespie, Arturo Sandoval, Herbie Hancock, Jack DeJohnette, Bobby McFerrin, entre outros.

Em 1998, no Brasil, esteve na programação de abertura do Teatro Alfa, em São Paulo.

Recebeu o Prémio Pulitzer de Música em 1997 por Blood on the Fields, oratório e a Medalha Nacional de Humanidades, da Casa Branca, em 2016

Principais instrumentos de sopro

Os instrumentos de sopro são fundamentais quando falamos em composição musical. O som que estes instrumentos emitem podem ser facilmente encaixados em qualquer estilo musical, dando um ar todo especial à melodia.

Confira alguns dos principais instrumentos de sopro:

Clarinete

O clarinete é um instrumento que possui uma única palheta, ou seja, uma só lâmina capaz de vibrar com a passagem do ar, produzindo sons.

Embora seja muito reconhecido nos dias de hoje pela sua utilização em bandas de jazz e em bandas marciais, o clarinete começou a ganhar fama com Mozart, que o tinha como um de seus instrumentos favoritos.

Confira alguns modelos de flauta em nosso site.

Flauta

Considerada por muitos especialistas como o primeiro instrumento musical, a flauta cria um som ligeiramente mais alto do que o clarinete. 

Ao contrário deste, no entanto, a flauta não apresenta nenhuma palheta, produzindo suas notas através do fluxo de ar em sua abertura.

Confira alguns modelos de flauta em nosso site.

Gaita

Se você está procurando um instrumento fácil de levar pra qualquer lugar e simples de tocar, a gaita é o instrumento de sopro ideal.

Ela pode ser de dois tipos: a harmônica cromática que tem escala de Dó Maior e, basicamente, dá pra tocar todas as notas de Dó a Si com ela. 

Já a gaita diatônica é separada por modelos em escala de Ré, Mi e por aí vaí, ideal pra quem já é mais experiente e quer um modelo ideal pra tocar cada música num tom diferente.

Confira alguns modelos de gaita em nosso site.

Saxofone

Criado pelo instrumentista belga Adolphe Sax, em 1846, o saxofone surgiu para preencher um espaço vazio entre os metais e as madeiras. 

Combinando qualidade sonora e agilidade, esse instrumento fornece um equilíbrio incrível entre as duas famílias.

Sua utilização é frequente tanto em orquestras como em bandas de jazz, o que mostra toda a versatilidade do instrumento.

Confira alguns modelos de saxofone no nosso site.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os instrumentos de sopro, conte pra gente qual instrumento chamou mais a sua atenção. 

Aqui na Só Som nós podemos ajudar a escolher o instrumento de sopro ideal para você.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.