História da bateria: entenda como surgiu esse instrumento!

História da bateria: entenda como surgiu esse instrumento

Aqui na Só Som temos um enorme apreço por baterias, sendo um dos instrumentos que mais vendemos em nossa loja!

Mas de todas as informações que você conhece sobre baterias, você já parou para pensar de onde surgiu esse instrumento? Afinal, quando foi que tudo começou? Para matar a sua curiosidade, vamos falar um pouco sobre a história da bateria. Leia e descubra como surgiu esse instrumento!

Qual a origem da bateria musical?

Para entender a trajetória da bateria, é interessante desmembrá-la, já que seus componentes começaram separadamente. Os tambores são as partes da bateria que estão no mundo há mais tempo, desde o período neolítico, lá na Pré-História.

Os tambores mais antigos do mundo, como bongôs, tímpanos, tamborins, pandeiros e congas, foram descobertos por meio de escavações arqueológicas na região da Morávia, na República Tcheca. Eram utilizados em rituais religiosos por nossos antepassados quando estes queriam pedir ou oferecer algo aos Deuses.

Acredita-se que os antigos tambores eram feitos com pedaços de troncos ocos, cobertos com a pele ou couro animal.

Como a bateria atual começou a ser criada?

No começo do século XX, as bandas do exército e orquestras já contavam com percussionistas. Geralmente eram três, pois um ficava com o bumbo, outro com a caixa e mais um músico com os pratos. Alguns também tocavam “blocos de madeira”, que adicionavam efeitos sonoros à música.

O primeiro pedal de bateria

Surgiu então a ideia de juntar todos esses instrumentos para que uma só pessoa conseguisse tocá-los ao mesmo tempo. Essa ideia só foi possível com o desenvolvimento do pedal, que começou com o músico americano William F. Ludwig em 1910.

Ludwig criou o primeiro modelo prático de pedal, feito de madeira. Como a invenção repercutiu de maneira positiva, ele e seu cunhado Robert Danly começaram a investir em modelos de aço. Esses pedais foram a base do que conhecemos atualmente.

No início, os primeiros bateristas apoiavam as partes da bateria em cadeiras, banquetas ou demais móveis que ajudassem a montar a composição.

Por isso, outra invenção que facilitou a vida dos primeiros bateristas foram estantes feitas para apoiar a caixa. Com o tempo, esses materiais de suporte foram ficando melhores e um único músico já conseguia fazer o trabalho de três ou mais pessoas.

E assim nascia a bateria parecida com o que conhecemos hoje. O conjunto de componentes desse instrumento foi sendo aperfeiçoado com o tempo. O hi-hat (dois pratos que se chocam, acionados pelo pé do baterista), por exemplo, apareceu em 1940.

Quando e como surgiu a bateria eletrônica?

A bateria eletrônica nasceu em 1980. As marcas pioneiras, Simmons, Yamaha e Roland, trouxeram a inovação de baterias com sons pré-gravados. Além disso, os modelos eletrônicos também possibilitaram a gravação de sons que eram ativados sempre que o instrumento era tocado.

O sucesso da bateria até os dias atuais

A bateria continua sendo um instrumento que encanta muitas pessoas. Seja acústica ou eletrônica, ela está sempre recebendo melhorias e se atualizando com o tempo. Algumas marcas fizeram seu nome fabricando baterias no Brasil, como a Pinguim e a Gope, entre os anos 60/70, e a Odery, que já é reconhecida mundialmente. No cenário internacional, as marcas que dominaram o mercado foram DW, Tama, Pearl, Ludwig, Sonor, Yamaha, Premier e outras.

Então, gostou de saber mais sobre a história da bateria? Conheça as baterias disponíveis em nossa loja!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.