Ouvido absoluto: entenda o que é e o que significa

Ouvido absoluto entenda o que é e o que significa

Você já deve ter ouvido falar no termo ouvido absoluto, ou até mesmo conhece alguém que se diz ter. 

Pois saiba que, apesar de muita gente desconfiar da sua veracidade, o ouvido absoluto é a capacidade que alguns seres humanos possuem de identificar a nota musical exata de qualquer som, seja ele musical ou não, sem a necessidade de uma referência prévia.

Neste artigo, explicaremos mais sobre o assunto. Confira!

Introdução

Normalmente, um músico treinado possui um ouvido chamado de “relativo”. Ele consegue identificar ou emitir um som em uma determinada altura a partir de uma outra nota de referência. Já a pessoa que tem o ouvido absoluto, não precisa de nenhuma referência. 

Ela simplesmente ouve determinado som e já identifica qual a altura exata, ou seja, a sua nota. O “ouvido absoluto” é uma capacidade bem rara.

É normal ter ouvido absoluto?

Uma em cada 10 mil pessoas tem essa habilidade, mas os especialistas não sabem explicar ao certo por que ela ocorre. Alguns acham que é uma característica herdada geneticamente. 

Outros, que é um talento desenvolvido com muita dedicação e treino. Há os que acreditam, ainda, que todos nós nascemos com essa habilidade, mas, se não a utilizamos, a perdemos. 

Apesar de se manifestar normalmente em músicos, leigos também podem ter ouvido absoluto. Nesse caso, as respostas são sensoriais: ele terá facilidade em armazenar e codificar tons e saberá instintivamente encontrar as notas em um instrumento, mesmo sem saber o nome delas. 

Dá pra desenvolver ouvido absoluto?

Para começar a desenvolver o ouvido absoluto, sugerimos que você escolha uma nota como sua referência pessoal. Você pode escolher qualquer som, mas é melhor se você escolher uma nota que usa muito.

Por exemplo, se você for um pianista, é possível que você escolha o Dó central ou uma nota um pouco acima ou abaixo. Se você for um guitarrista é possível que você escolha a nota Mi, como sua referência, devido ao uso recorrente que você faz da nota.

Escolhida a nota, toque-a várias vezes ao longo dos próximos dias e entoe-a com a sua voz. Mantenha a nota na sua cabeça, de modo que ela “grude” na sua mente, criando uma imagem sonora de referência.

Pratique sua entoação sem tocar no instrumento e, de vez em quando, confira, junto ao instrumento, se você está entoando a nota certa.

À medida em que a nota se fixa na sua mente, comece a explorar os intervalos ao redor dela. Se você entoa sua nota de referência, consegue cantar uma nota que esteja a um tom de distância acima ou abaixo? Aos poucos você se tornará familiarizado com todas as notas.

Músicos que possuem ouvido absoluto

Jimi Hendrix

Sem grana para comprar um diapasão, Jimi Hendrix foi a uma loja, dedilhou um instrumento aberto e afinou seu primeiro violão depois, em casa. 

No começo da carreira, aprendia todo o repertório de uma banda nova ouvindo as músicas uma única vez.

Mozart

Aos 5 anos ele já tocava piano e compunha melodias inteiras. Seu pai, exigente, o obrigava a estudar sem parar. 

Seu ouvido absoluto lhe permitiu classificar o grunhido de um porco: era um sol sustenido.

João Gilberto

Parte do seu mau humor vem de seu ouvido absoluto. Supersensível, João não tolera celular, cochichos na platéia, ar-condicionado barulhento ou caixas de som desreguladas – por isso mandou trazer técnicos do Japão para seus últimos shows no Brasil. 

Hermeto Pascoal 

Quando era criança, transformava panelas, bacias com água e penicos em instrumentos afinadíssimos. 

Em um de seus discos, Hermeto deu uma de Mozart e utilizou porcos para criar novas sonoridades. 

Desenvolver o ouvido absoluto pode se revelar uma ferramenta interessante para os músicos. Todavia, pode não ser tão útil como você pode achar, especialmente se comparado com a importância de dominar o ouvido relativo. 

O desenvolvimento do ouvido absoluto requer muito esforço e tempo. Sugerimos que você comece desenvolvendo um ótimo ouvido relativo antes de passar a treinar o ouvido absoluto. 

E você, tem ouvido absoluto? Consegue reconhecer notas musicais facilmente? Conte pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.