Para todo cantor, a voz é o instrumento principal de trabalho. Se você não é cantor profissional, ou seja, solta a voz apenas nos churrascos entre amigos, pode vir que este artigo sobre como melhorar a voz também é pra você.
Os exercícios vocais fazem parte do dia a dia de qualquer cantor, sendo uma rotina de trabalho. Assim, quem quer cantar profissionalmente – ou apenas alcançar o seu máximo potencial – precisa aprender algumas técnicas para proteger e melhorar a voz.
Muita gente tem preguiça ou acha que não precisa fazer aquecimento, por exemplo, ou outros exercícios que veremos aqui. Mas precisa, sim! Na verdade, nem existe um caminho para aprender a cantar que não passe por esse tipo de exercícios.
Então, deixe de lado a preguiça ou o ceticismo e siga essas dicas para obter o melhor do seu canto!
Quais são os exercícios para voz?
Existe um grande número de exercícios vocais voltados para diferentes aspectos da voz, como respiração ou músculos do abdômen e da garganta.
Assim, por mais desconexo que possa parecer, especialmente para quem está começando agora a desenvolver sua técnica, tudo isso servirá para que você possa realmente cantar bem!
Confira agora o que separamos de exercícios para melhorar a voz para cantar.
- Alongamento e relaxamento
- Exercícios de respiração
- Aquecimento vocal
- Exercícios de afinação
- Exercícios de dicção
- Desaquecimento vocal
- O que fazer para cuidar da voz?
- O que não fazer para cuidar da voz?
1. Alongamento e relaxamento
Muitos iniciantes pulam essa etapa porque não se dão conta de que a gente canta com o corpo inteiro. Ou seja: é fundamental alongar e relaxar bem os músculos em geral, mas especialmente os que estão mais ligados à produção vocal.
Então, dê aquela esticada nos músculos do tronco e do pescoço, lembrando também de soltar bem os braços e os ombros, para eliminar qualquer tensão desnecessária.
2. Exercícios de respiração
Outra informação básica que às vezes passa despercebida é que a voz é simplesmente o ar (respiração) acrescido de um som articulado. E, dessa forma, conhecer bem a própria respiração e aprender a controlá-la é indispensável para quem deseja se profissionalizar no canto.
Em primeiro lugar, sua respiração precisa estar baseada no diafragma, que é uma membrana que separa o tórax do abdômen. A partir daí, você precisa controlar o fluxo e a quantidade de ar que vai direcionar à sua voz.
3. Aquecimento vocal
O aquecimento vocal prepara a voz para que ela esteja em sua melhor forma na hora de cantar. Além disso, ele também conta com exercícios para proteger a voz de um uso inadequado e que possa causar algum ferimento.
Há um número bem grande de exercícios para aquecer a voz, como ficar “mastigando” a letra “m” ou vibrando a língua com a letra “r”, por exemplo.
4. Exercícios de afinação
O primeiro passo para trabalhar bem a afinação é conhecer sua extensão vocal e em qual região sua voz fica mais confortável. A partir daí, há um longo caminho até que você possa enfeitar seu canto com ornamentos e demonstrar sua precisão nas notas e domínio técnico.
Para trilhar esse caminho, é indispensável que, além de soltar a voz, você também seja capaz de ouvir!
5. Exercícios de dicção
Bons cantores não podem deixar de articular bem as palavras para que cada sílaba e som seja perfeitamente audível e compreensível. Por isso, é importante treinar a dicção com exercícios de trava-língua, por exemplo, ou falando muito devagar e abrindo bem a boca, prolongando as vogais.
6. Desaquecimento vocal
Tão importante quanto o aquecimento vocal é o desaquecimento ao fim do seu treinamento ou após fazer uso da voz em apresentações. Dessa forma, você reorganiza seu corpo para voltar às configurações da voz falada e evita um desgaste desnecessário da musculatura usada para o canto.
7. O que fazer para cuidar da voz?
Para além dos exercícios, há uma série de cuidados com a voz que precisam se tornar verdadeiros hábitos para quem quer cantar profissionalmente. Afinal, nesse caso, a voz se torna seu instrumento de trabalho, e é bom garantir que ela esteja sempre em suas melhores condições para evitar danos.
Assim, uma das principais preocupações que você deve ter é a de manter a garganta sempre bem hidratada. Ademais, de um modo geral, adotar hábitos saudáveis na vida só trará benefícios à sua voz.
8. O que não fazer para cuidar da voz?
Existem alguns hábitos e alimentos que podem danificar sua voz de forma irreversível! Você não vai querer isso para o seu instrumento de trabalho, não é? Portanto, por mais custoso que isso seja para muita gente, é preciso abandonar hábitos nocivos e evitar substâncias que provoquem danos!
Álcool, café e cigarros são só alguns dos mais conhecidos inimigos da voz, por isso, se quiser ter uma voz saudável, evite certos tipos de substâncias.
Agora você já conhece uma porção de bons exercícios vocais para melhorar a voz! E, sempre que estiver em busca de material desse tipo, lembre-se de conferir a fonte da informação, preferindo a orientação de profissionais da área!
Afinal, há muita informação pouco confiável e mitos sobre cuidados com a voz que vivem circulando por aí.
Gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos cantores e ajude-os a manter a saúde de suas vozes.